No mês de novembro de 2021, a Destilaria Novo Milênio e Agropecuária Cananova iniciaram a implantação do Programa 5s com a realização da apresentação do programa para todos os Gestores e Diretores. No início de dezembro o Comitê iniciou o cronograma de capacitação de todos os colaboradores das unidades de Mirassol e Lambari.
A metodologia 5S surgiu no Japão, em meados de 1950, após a Segunda Guerra Mundial. Na época, seu propósito era o de ajudar as empresas do país a se recuperarem e reorganizarem durante a crise pós-guerra.
Quantas vezes você já teve que parar o que estava fazendo para procurar algo em sua sala, mas só encontrou algum tempo depois de já ter desistido de procurar? Esse é apenas um exemplo de situação que seria evitada com a implementação do 5S.
A metodologia 5S é mais que uma ferramenta de gestão: é uma filosofia. Sua aplicação no ambiente de trabalho pretende promover disciplina e segurança dos processos, garantindo assim muito mais organização, qualidade e produtividade. O método é baseado na analogia à letra inicial dos cinco princípios adotados, que são:
Seiri – Senso de utilização
O principal objetivo da primeira etapa do programa 5S é tornar o ambiente de trabalho mais útil e menos poluído. Para tal, deve-se classificar os objetos ou materiais de trabalho de acordo com a frequência com que são utilizados para, então, rearranjá-los ou colocá-los em uma área de descarte devidamente organizada.
Seiton – Senso de organização
O segundo passo do programa 5s é uma continuação do primeiro. Seu conceito chave é a simplificação. A partir da organização macro previamente feita, essa etapa visa dar aos objetos que são menos utilizados um local em que eles fiquem organizados e identificados. Assim, agilizam-se os processos e há maior economia de tempo.
Seiso – Senso de limpeza
O terceiro item o processo 5S consiste na limpeza do local de trabalho, identificando rotinas que geram sujeira ou imperfeições. Qualquer elemento que possa causar algum distúrbio ou desconforto (como mal cheiro, falhas na iluminação ou barulhos) deve ser consertado. O principal resultado é um ambiente mais limpo e arrumado.
Seiketsu – Senso de padronização
O quarto conceito do programa 5S consiste na manutenção dos três iniciais, gerando melhorias constantes para o ambiente de trabalho. Nessa etapa, deve-se definir quem são os responsáveis pela continuidade das ações das etapas iniciais do 5s.
Shitsuke – Senso de disciplina
Quando o quinto e último processo do programa 5s está em execução, quer dizer que o programa está em andamento perfeito. A disciplina, que pode ser considerada a chave do 5S, existe quando cada um exerce seu papel para a melhoria do ambiente de trabalho, do desempenho e da saúde pessoal, sem que ninguém o cobre por isso.
Comments